23 de jul de 2010

passo a passo... Como fazer um plano de gerenciamento de custos - Passo 1

+A -A +/-

Este é o passo 1 de 10 o qual apresentaremos algumas dicas de como calcular os custos de produção em sua empresa. Nesta postagem abordaremos o assunto Plano de Ação. É fundamental planejarmos nossos passos para obtermos êxito em qualquer empreitada. Veja na prática como elaborar um plano de ação básico e entenda a sua importância para o gerenciamento dos custos em sua empresa. 


É importante que você leia a introdução de Como Calcular os Custos de Produção em sua Empresa



O que é um Plano de Ação?


Como a própria expressão sugere, é o planejamento das ações necessárias a conduzir um projeto à sua realização. 

Acho interessante como o ato de colocar nossas atividades e tarefas no papel é capaz de nos encher de responsabilidade (ou simplesmente a obrigação de fazer) e motivação (ou incômodo) em realizá-las. Bem, 

Elementos de um Plano de Ação


Devemos iniciar um plano de ação fazendo algumas perguntas básicas:

O que?     Como?     Quem?     Onde?     Quando?     Quanto?     

O que?     Como?     Quem?     Onde?     Quando?     Quanto?   
Primeiramente precisamos definir onde se quer chegar, o que realizar. As palavras-chaves são: Objetivos, Metas, Atividades e Tarefas.

O que?     Como?     Quem?     Onde?     Quando?     Quanto?   
Nessa parte definimos quais serão os meios que usaremos para alcançar os objetivos, metas, atividades e tarefas.

O que?     Como?     Quem?     Onde?     Quando?     Quanto?   
Definimos aqui os responsáveis pela realização das atividades e tarefas.

O que?     Como?     Quem?     Onde?     Quando?     Quanto?   
Espaço físico que será utilizado para realização das tarefas e atividades.

O que?     Como?     Quem?     Onde?     Quando?     Quanto?   
Elaboração do cronograma de todas a atividades previstas. O ato de estabelecer datas de início e término é importante para acompanhar o andamento do projeto.

O que?     Como?     Quem?     Onde?     Quando?     Quanto?   
Orçamento dos gastos que serão necessários à implementação do projeto.

Segue abaixo (figura 1) uma planilha simples de um Plano de Ação.


Veja que adicionamos mais informações na planilha (status, andamento e prioridade) a fim de enriquecer o plano de ação. Você pode ajustá-lo de acordo a sua necessidade para obter o melhor controle sobre os processos.

A gestão dos custos de produção de uma empresa não é tão simples como muitos imaginam. Um bom gerenciamento de custos demanda um envolvimento de praticamente todos as áreas da empresa, portanto, a utilização dessa ferramenta - Plano de Ação - será de fundamental importância para o sucesso na implementação desse projeto.

O segundo passo é sobre sistema de controle de estoque.
Ir para o passo 2>>


Grande Abraço
João N


3 comentários:

  1. Nossa! Que legal.
    Parabens pela iniciativa de orientação em relação a esse assunto tão importante.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. parabéns pessoal,só um detalhe;
    Vocês poderiam colocar um exemplo mais detalhado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos passos seguintes o assunto está bem detalhado...

      Obrigado, abçs.

      Excluir

Leia também...