12 de ago de 2010

Controlando o estoque (complemento)

+A -A +/-
Como realizar um balanço de estoque

A realização do inventário físico do estoque constitui-se um elemento de grande importância ao cálculo dos custos de produção, dentre outras utilidades imprescindíveis à boa administração de materiais.

Veja nesta postagem algumas dicas práticas de como realizar um balanço de estoque e sua importância para a boa gestão de estoques. Esta postagem é a continuação da postagem como fazer um plano de gerenciamento de custos – passo2.

Importancia do Inventário de Estoques


O Inventário Físico representa a contagem dos produtos em estoque em um determinado período. Dentre suas vantagens , podemos destacar:
  • A produção de dados confiáveis;
  • A prevenção de furtos;
  • A possibilidade de se detectar produtos/mercadorias com datas de validades mais próximas;
  • Encontrar mercadorias obsoletas;
  • Levantamento real da situação do estoque de materiais, etc

 Tipos de inventário


Podemos destacar dois tipos de inventário: Parcial e Total.

Inventário Parcial: neste tipo de inventário é realizada a contagem de apenas alguns itens do estoque e a sua periodicidade tende a ser maior que no inventário do tipo Total.

Inventário Total: neste tipo de inventário é realizada a contagem de todos os itens do estoque. Esta atividade é feita, geralmente, uma vez por ano e exige um planejamento adequado.

Etapas para realizar um inventário


Preparação(1) É necessário definir o método que será utilizado no processo de contagem. (2) Os itens devem estar organizados de uma forma que facilite a contagem. É importante que esta organização seja feita no mínimo com 24 horas de antecedência. Você pode também desenhar um mapa da área de contagem. (3) Determine quais funcionários participarão do processo e atribua responsabilidades.

Contagem – A contagem de estoque é feita com o auxílio de um (1) borderô que nada mais é do que uma lista contendo todos os itens que serão inventariados. Descrição do item, código, quantidade física, unidade de medida, estão entre os principais elementos do borderô de contagem.  Preferencialmente, (2) a coleta dos dados deve ser realizada ou acompanhada por pessoa externa à empresa. É fundamental que (3) a contagem seja feita com a loja fechada, principalmente se o inventário for do tipo Total.

Conferência dos saldos - esta conferência consiste em comparar o saldo físico do estoque com o saldo “contábil” do sistema de controle de estoque da empresa. (1) Imprima o relatório com o saldo “contábil” dos produtos que estão em processo de conferência e confronte com o saldo físico, conforme borderô de contagem.  (2) Identifique as diferenças (e suas causas) e verifique se as “quebras” estão dentro de um porcentual aceitável. Por fim, (3) faça os ajustes necessários no sistema. Durante este procedimento, é importante que não haja movimentações no sistema.

Cada empresa tem suas peculiaridades, então , é interessante que as dicas acima sejam ajeitadas a sua realidade.

Fazer o balanço de estoque periodicamente sai mais barato do que arcar com o prejuízo de possíveis furtos e avarias nas mercadorias.

João N

Fontes de consulta:
COSTA, Fábio J. C. Leal. Introdução à Administração de Materiais em Sistemas Informatizados. 1a. Ed. São Paulo: iEditora, 2002.

Clique aqui para acompanhar o nosso blog 

Um comentário:

  1. gostaria de fazer um balanço geral em mue estoque, mas tenho tres estoques no qual tres galpoes sendo que solicito so de um estoque total qual seria a forma mas facil para que eu possa esta realizando este inventario.

    ResponderExcluir

Leia também...