16 de jul. de 2010

Como Calcular Custos de Produção: Intro


A administração de custos, muito mais que um simples instrumento para avaliação de estoques ou para medir a rentabilidade de produtos, ela tem a função de auxiliar no controle e decisões gerenciais. Através de um estudo de caso veremos na prática como calcular os custos de produção.

Em 10 passos trataremos dos principais assuntos que envolvem o tema Custos: controle de estoques, sistemas de custeio, classificação de custos, apropriação de custos diretos e indiretos, DRE, ponto de equilíbrio, entre outros (...)

Custos para controle


Controlar pressupõe conhecer por meio de monitoramento. Significa comparar o resultado com os padrões definidos anteriormente e, principalmente, corrigir os problemas identificados. 

Posteriormente, quando estivermos discutindo o assunto sistemas de custeio, veremos que os custos podem ser alocados aos produtos, departamentos e também às atividades. Assim, vários tipos e formas de controle poderão ser implementados na empresa como um todo.

Custos para planejamento


Os custos têm uma importância fundamental e estratégica para as empresas. Através deles são definidas as estratégias relacionadas à preço de produtos, criação de mecanismos para redução de custos e/ou aumento de receitas visando a maximização de lucros, orçamento, etc. 

Custos para decisão


Muito mais que um mero instrumento de avaliação de estoques, a gestão de custos desempenha um importante papel nas decisões gerenciais. Um sistema de custos pode fornecer relatórios que demonstrem o resultado operacional e econômico da empresa.

O DRE, que possibilita obter diferentes visões do lucro da empresa, a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio (entre outros), os quais serão abordados no final do nosso estudo sobre custos.

O que você verá nas próximas postagens sobre custos de produção:


1 - Criando um Plano de Ação
2 - Custos e Controle de Estoque
3 - Escolhendo o Sistema de Custeio
4 - Como Separar Custo e Despesa
5 - Classificação dos Custos
6 - Como Alocar os Custos Diretos
7 - Como Alocar os Custos I|ndiretos
8 - Demonstrativo do Resultado do Execício
9 - Calculando a Margem de Contribuição
10 - Calculando o Ponto de Equilíbrio

Até a próxima postagem!

<< Você está em: Intro - Como Calcular Custos de Produção >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário