24 de ago. de 2010

Como calcular os custos de produção - Sistema de Custeio (passo 3)

custos de produção sistema de custeio
O sistema de custeio é um dos principais fundamentos na gestão de custos de produção. Nesta postagem [passo 3 de 10] apresentarei os métodos de custeio mais utilizados pelas empresas e suas principais características (...)

Na postagem anterior você conheceu os principais métodos de avaliação de estoque. Neste post destacarei três dos sistemas de custeio mais utilizados e que na minha opinião são também os mais importantes: Custeio por Absorção, Custeio Variável e Custeio ABC. Em seguida, vamos decidir qual método utilizar em nosso estudo de caso.

Custeio por Absorção


No método de Custeio por Absorção a alocação dos custos é feita diretamente aos produtos. Os custos variáveis são absorvidos por meio de apropriação direta e os custos fixos por meio de taxas de rateio. Os critérios de rateio podem gerar certas distorções na apropriação dos custos fixos, por isso o sistema de custeio por absorção é um pouco criticado. O método de Custeio por Absorção é o único aceito pelo fisco.


     Etapas básicas - Custeio por Absorção
  1. Separação entre custos e despesas
  2. Apropriação dos custos diretos de produção
  3. Apropriação dos custos indiretos de produção


Custeio Variável


O sistema de Custeio Variável é também conhecido como Custeio Marginal ou Direto. Neste método, somente os custos variáveis são alocados aos produtos. Os custos fixos, por sua vez, são considerados apenas como custos necessários a manter a estrutura de produção, portanto, são lançados diretamente no resultado do período.

Este método propõe uma análise marginal de cada produto e sua principal finalidade é mostrar aqueles produtos que apresentam a maior margem de contribuição.


     Etapas básicas - Custeio Variável
  1. Separação entre custos e despesas 
  2. Separação entre custos fixos e variáveis 
  3. Apropriação dos custos diretos 
  4. Apropriação dos custos indiretos


Custeio ABC


O Sistema de Custeio ABC leva em consideração que os custos devem ser alocados primeiramente às atividades que a empresa executa, para depois serem distribuídos aos produtos. O Custeio ABC é o que apresenta maior grau de complexidade em relação aos anteriores, pois exige maior eficiência no fluxo de processos, um sistema de informações que funcione e pessoas bem treinadas.


     Etapas básicas - Custeio ABC
  1. Identificação das atividades relevantes 
  2. Atribuição dos custos às atividades 
  3. Identificação e escolha dos direcionadores de custos 
  4. Atribuição dos custos das atividades aos produtos

Importante! Na escolha de um sistema de custeio específico, veja o que mais se adapta à sua realidade. É importante saber também o nível de detalhes de informações que você quer obter.

>> [estudo de caso: Granja Gx]

Utilizarei como exemplo uma empresa fictícia do ramo avícola (frangos). Chamaremos esta empresa de Granja Gx. Conforme a gente for avançando eu irei caracterizando melhor a empresa de acordo o assunto que estaremos tratando. Ok?

A escolha do sistema de custeio no caso da granja Gx se dará da seguinte forma: eu pegarei um pouco de cada método apresentado, farei algumas adaptações e implementarei em nossa caso. Será uma espécie de custeio misto onde os custos (fixos e variáveis) serão apropriados primeiramente aos departamentos de produção da empresa e depois aos produtos.Você verá isso na prática nas próximas postagens.

Deixe seu comentário, pois ele é importante para o aperfeiçoamento do blog!

João N
Clique aqui para acompanhar o nosso blog
<<Você está em: Controle de Estoque [passo 3] >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário