12 de ago. de 2010

Como calcular os custos de produção - Inventário de estoque

A realização do inventário físico do estoque é de grande importância para o cálculo dos custos de produção. Não somente isso. É uma ferramenta imprescindível na administração de materiais. Eu mostrarei nesta postagem algumas dicas de como você poderá realizar um inventário de estoque (...)

Esse post é a continuação de Controle de estoque em custos de produção (peps, ueps e custo médio).

O que você vai encontrar nesta postagem: A importância do inventário de estoque, também conhecido como balanço de estoque; alguns tipos de inventário e as suas principais etapas.

Importância de se fazer um inventário de estoque


O inventário físico representa a contagem dos produtos em estoque em um determinado período. Dentre outras vantagens, podemos destacar:

  • A produção de dados confiáveis;
  • A prevenção de furtos;
  • A possibilidade de se detectar produtos/mercadorias com datas de validades mais próximas ou vencidas;
  • Encontrar mercadorias obsoletas;
  • Levantamento real da situação do estoque de materiais.

Principais tipos de inventário de estoque


Podemos destacar dois tipos de inventário: Parcial e Total.

Inventário Parcial: neste tipo de inventário é realizada a contagem de apenas alguns itens do estoque e a sua periodicidade tende a ser maior que no inventário do tipo Total. Alguns autores chamam este inventário de Rotativo.

Inventário Total: neste tipo de inventário é realizada a contagem de todos os itens do estoque. Ele é feito, geralmente, uma ou duas vezes por ano e exige um planejamento mais cuidadoso. O inventário físico do tipo Total é conhecido também como Periódico.

Etapas de um inventário de estoque


. Preparação

(1) Defina o método que será utilizado no processo de contagem.

(2) Organize os itens de uma forma que facilite a contagem. (!)É interessante que esta organização seja feita com um prazo mínimo de 24 horas de antecedência. Se você achar melhor, desenhe um mapa da área de contagem.

(3) Determine quais funcionários participarão do processo e atribua responsabilidades.

. Contagem

(1) Prepare o borderô. A contagem de estoque é feita com o auxílio de um borderô que nada mais é do que uma lista contendo todos os itens que serão inventariados. O que não pode faltar neste borderô: Descrição do item, código, quantidade física e unidade de medida (se achar necessário, adicione mais informações).

(2) Realize a contagem. Eu recomendo que a coleta dos dados seja feita ou acompanhada por uma pessoa de fora da empresa.

(3) Se puder, faça a contagem com a loja fechada, principalmente se o inventário for do tipo Total.

. Conferência dos saldos

A conferência consiste em comparar o saldo físico do estoque com o saldo contábil do sistema de controle de estoque da empresa.

(1) Imprima o relatório com o saldo contábil dos produtos que estão em processo de conferência e confronte com o saldo físico conforme borderô de contagem.

(2) Identifique as diferenças (e possíveis causas) e verifique se as “quebras” estão dentro de um porcentual aceitável.

(3) Faça os ajustes necessários no sistema. Durante este procedimento, é importante que não haja movimentações no sistema.

Por fim, calcule a acurácia dos controles. A acurácia é uma medida percentual que determina o número de itens corretos. É mais comum realizar este cálculo pela quantidade. Veja abaixo como é feito.

           Acurácia = Número de itens com registro correto

Número total de itens

Cada empresa tem suas peculiaridades, então , é interessante que essas dicas sejam ajeitadas à sua situação.

Fazer o balanço de estoque periodicamente sai mais barato do que arcar com o prejuízo de possíveis furtos e avarias nas mercadorias.

João N

Fontes de consulta:
COSTA, Fábio J. C. Leal. Introdução à Administração de Materiais em Sistemas Informatizados. 1a. Ed. São Paulo: iEditora, 2002.

<<Você está em: Inventário de estoque [passo 2.b] >>

Clique aqui para acompanhar o nosso blog 

Um comentário:

  1. gostaria de fazer um balanço geral em mue estoque, mas tenho tres estoques no qual tres galpoes sendo que solicito so de um estoque total qual seria a forma mas facil para que eu possa esta realizando este inventario.

    ResponderExcluir