9 de set de 2014

Custos em Empresas de Serviços - Parte 1

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Custos Empresas de Serviços Hotelaria
Esta é a primeira postagem de um total de 4 onde apresentaremos, através de um estudo de caso, algumas dicas práticas de como calcular os custos de serviços de uma empresa (fictícia) do ramo de hotelaria. 

Nesta primeira parte falaremos um pouco sobre o Sistema de Custeio ABC e sua ligação com as empresas de serviços(...)



Os serviços, por não serem palpáveis, não são fáceis de serem identificados e isso dificulta a mensuração dos seus custos. O tópico a seguir - sobre Sistema de Custeio ABC - mostra a relevância deste método de custeio e sua eficiente aplicação em empresas de serviços. Veremos ainda as etapas necessárias à implantação do custeio por atividades.

Sistema de Custeio ABC e empresas de serviços


O Custeio ABC, ou Custeio Baseado em Atividades, como o próprio nome sugere, é um sistema de custeio cujo objetivo é identificar as atividades fundamentais ao processo produtivo e alocar os custos necessários ao exercício destas atividades. Em seguida procede-se à apropriação destes custos aos produtos (ou serviços).

De acordo a opinião de diversos autores, o Método ABC se apresenta como o ideal para ser aplicado em empresas de serviços. Um dos principais argumentos utilizados é que este tipo de empresa possui um elevado percentual de custos indiretos em suas atividades.

Como calcular os custos em uma empresa de serviços

Em síntese, para calcular os custos em uma empresa de serviços devemos saber quais sãos os recursos (custos) a serem utilizados pelas atividades, que, por sua vez, são necessárias para produzir cada produto ou serviço – também chamados de objetos de custos.

Esse cálculo será realizado nas seguintes etapas:
 - Identificação das atividades relevantes e dos objetos de custos;
 - Identificação dos direcionadores de custos;
 - Alocação dos custos às atividades;
 - Alocação dos custos aos objetos de custos.

Vamos à prática, então.

Estudo de Caso: caracterização da empresa


A empresa (fictícia) objeto do nosso estudo de caso é o Hotel Qualquerum e está localizada no extremo sul da Bahia e há 10 anos vem atuando no ramo de hotelaria.

Quanto ao tamanho, o hotel é considerado de pequeno porte e dispõe de apenas dez alojamentos. O fato de possuir poucos alojamentos permite-lhe oferecer um serviço personalizado aos seus clientes, sendo este um dos seus principais diferenciais. As refeições (café, almoço e janta) são servidas ou no restaurante do hotel ou por meio de serviço de quarto (Room Service 24h).

O Hotel Qualquerum dispõe de quatro alojamentos tipo Suíte individual, quatro do tipo Suíte casal e dois alojamentos tipo Chalé. Nas postagens seguintes apresentaremos mais informações a respeito da estrutura operacional e administrativa da empresa.

Na parte 2, veremos algumas dicas de como identificar as atividades principais, os objetos de custos e também os direcionadores de custos.

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João N

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