21 de mar de 2017

Orçamento Empresarial na Prática - Parte 1

+A -A +/-

Orçamento Empresarial

Esta é a primeira postagem de um total de 7 onde veremos na prática como elaborar um orçamento para a sua empresa. O orçamento é um dos instrumentos de planejamento e controle mais importantes dentro do processo de gestão empresarial. 

Nesta postagem apresentaremos alguns conceitos básicos sobre orçamento. Falaremos da sua importância e principais vantagens de sua utilização. Listaremos ainda alguns tipos de orçamento. Orçamento em empresas comerciais, orçamento de vendas, orçamento de estoque de mercadorias, orçamento de despesas, orçamento de caixa e controle orçamentário serão temas das próximas postagens (...)


Orçamento: definição e objetivos


O Orçamento é uma ferramenta de controle e planejamento financeiro cuja finalidade é estimar receitas e gastos que abrangem todas as atividades operacionais da empresa. “É a quantificação dos elementos necessários ao processo de comprar, produzir e vender” (Padoveze, 2010).

Estabelecer e coordenar os objetivos em todas as áreas da empresa é um dos aspectos mais importantes do orçamento. Dentre os seus principais propósitos podemos destacar: (1) o planejamento e projeções, (2) o controle financeiro, (3) a fonte de informação para a tomada de decisão.

Orçamento: principais vantagens


1. Otimização de resultados - O planejamento orçamentário permite aos gestores uma visão antecipada dos resultados econômicos e financeiros da empresa (lucro, retorno sobre investimento, etc.). A otimização dos recursos está diretamente ligada à eficiência do sistema orçamentário.

2. Perspectiva de futuro - Uma das principais vantagens do orçamento, enquanto ferramenta de planejamento, é fazer com que todos os envolvidos no processo habituem-se a ver a empresa dentro de uma perspectiva de futuro.

3. Visão holística - Permite aos administradores uma visão integral da empresa. Através da análise e desenvolvimento das peças orçamentárias, os gestores passam a conhecer melhor os processos e atividades dos departamentos. Dessa forma, facilita a identificação de pontos de eficiência ou ineficiência nas operações.

4. Tomada de decisões - Segundo Hoji (2012), a sistematização do processo de planejamento e controle estabelece o hábito do exame prévio de diversos fatores antes da tomada de decisão.

Principais tipos de orçamento


Podemos dividir o orçamento Estático e Flexível, que corresponde ao grau de aceitação a alterações dos valores orçados. E podemos também classifica-lo em Orçamento de Tendências e Orçamento Base Zero se considerarmos ou não a utilização de valores obtidos no passado como referência para previsões futuras. 

Orçamento Estático

É o orçamento mais utilizado nas empresas. Os dados orçados são obtidos a partir da determinação dos volumes de produção ou vendas. Um dos pontos mais criticados desse tipo de orçamento é a sua falta de flexibilidade quanto à permissão para alterar os valores orçados.

Orçamento Flexível

Neste tipo de orçamento os dados orçados também são fixados a partir do volume de produção ou vendas, porém, diferente do Estático, o Orçamento Flexível permite ajustes em suas quantidades e valores orçados. A exata distinção entre custos fixos e variáveis é a base para a preparação do Orçamento Flexível. Os custos variáveis serão ajustados conforme haja alteração nos volumes de produção e vendas (Flexível). Já os custos fixos seguirão os padrões tradicionais do Orçamento Estático.

Orçamento de Tendências

O plano orçamentário é realizado tomando por base dados de períodos anteriores. Acredita-se que eventos passados podem ser projetados para o futuro. Esses valores são atualizados mediante aplicação de índices de variação. Alguns softwares já fazem isto automaticamente. 

Orçamento Base Zero

“Não é porque aconteceu que deverá acontecer" novamente” (Padovezze, 2010). Esta é a filosofia do Orçamento Base Zero o qual opõe-se frontalmente ao conceito do Orçamento de Tendências. Esse propõe uma revisão em toda estrutura da empresa, seus departamentos, atividades e processos. A ideia é discutir cada gasto e verificar sua real necessidade. Leia mais sobre Orçamento Base Zero.

Importante! Sempre serão considerados os melhores conceitos e modelos aqueles que levarem à otimização dos resultados empresariais.

O assunto da próxima postagem é orçamento em empresas comerciais. Há muita coisa pra se falar sobre orçamento empresarial, portanto, delimitaremos nosso estudo mostrando apenas como elaborar um orçamento para uma empresa do ramo comercial.

João N

<< Você está na parte 1 >>

Clique aqui para acompanhar o nosso blog



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também...