7 de set. de 2010

Como calcular os custos de produção - Custos e Despesas (Passo 4)

cálculo dos custos de produção - custos e despesas
Nesta postagem [passo 4 de 10] você aprenderá como fazer a separação entre custos e despesas. Você também irá aprender como diferenciar um gasto, uma despesa e um custo; saberá como identificar os departamentos de produção e serviços e suas respectivas atividades. Estas e outras dicas serão mostradas através de um exemplo prático (...)

Qual a diferença entre custo, despesa e gasto?


Sei que existe uma certa confusão na hora de diferenciar custos, despesas e gastos. Isso é normal. Teoricamente parece ser uma tarefa fácil, mas na prática, essa distinção não é tão simples assim. Veja a seguir uma breve definição de cada um desses termos.

GASTO – o sacrifício financeiro gerado pela aquisição de um bem ou serviço é denominado um gasto, portanto, tanto o custo como a despesa podem ser classificados como um gasto.

DESPESA – é todo gasto que se dá após a produção de um determinado bem ou serviço, que é o produto final. O dispêndio com transporte, venda, administração, por exemplo, é considerado uma despesa. Todo produto vendido e todo serviço realizado provoca despesas.

CUSTO – é um gasto relacionado a um bem ou serviço utilizado de forma direta ou indireta na produção de outros bens ou serviços. Esse gasto só é reconhecido como custo no momento da utilização (consumo).

FICA A DICA! Se o recurso produtivo (mão-de-obra, matéria prima, energia, etc) for consumido antes que o produto estiver acabado e pronto para a venda, então o classificaremos como custo. Se esse recurso for consumido após o produto estar acabado e pronto para a venda, será uma despesa.

Fazendo a separação entre custos e despesas


Como eu já mencionei, há uma dificuldade prática em fazer a separação entre custo e despesa. Mas, você sabe o porquê? Dentre os motivos mais comuns podemos citar:

Em certas situações não é possível fazer essa separação de forma clara e objetiva;
Alguns departamentos executam tarefas tanto para os departamentos de produção quanto para os departamentos de serviços;
Os critérios de rateio geralmente são arbitrários e de difícil aplicação prática;
Existem gastos que mesmo dentro da produção não são custos (manutenção da fábrica, uso de equipamentos para outros fins, etc.)

E o que pode ser feito para resolver ou pelo menos amenizar esse impasse?

↘ Saber onde terminam os custos e começam as despesas. Antes do produto estar pronto para a venda, é custo; depois que o produto estiver pronto para a venda, é despesa;
↘ Se o valor do gasto for irrelevante, eu recomendo evitar o rateio;
↘ Departamentalização da empresa.

No artigo sobre custos indiretos de produção você vai saber mais sobre como fazer a separação entre custos e despesas.

Custos, despesas e departamentalização


A departamentalização auxilia na tarefa de fazer a separação entre custo e despesa. Podemos chamar de departamento como uma unidade administrativa onde se realizam atividades semelhantes e que possuem ligação entre si. Os departamentos podem ser agrupados em Produção e Serviços.

Departamentos de produção – são aqueles que atuam de forma direta aos produtos, modificando-os.

Departamento de serviço – são unidades de apoio que atuam de forma indireta e executam serviços auxiliares aos departamentos de produção.

>> [estudo de caso: Granja Gx]

Como exemplo, estou usando uma empresa fictícia do ramo avícola (frangos). Na figura abaixo estão algumas informações sobre a estrutura departamental da Granja Gx.
A departamentalização é útil não só para separar custos de despesas, mas a sua importância se estende a todo o processo de gestão de custos. A apropriação do custos indiretos, por exemplo, apresenta menos distorções quando realizada com base na departamentalização.

Voltando a falar sobre separação entre custos e despesas... Veja o modelo simplificado abaixo onde você poderá realizar essa separação em três etapas.

. Identificar os departamentos de produção e os departamentos de serviços;
. Listar as atividades correspondentes a cada departamento;
. Listar todas as contas de gastos e associá-las a cada atividade ou vinculá-las diretamente ao departamento e daí fazer a classificação em custo ou despesa.

Na figura abaixo você pode identificar os departamentos da granja Gx (ETAPA 1) e suas respectivas atividades (ETAPA 2).

departamentos de produção e departamentos de serviços



Dicas para realização da ETAPA 3: Os gastos relacionados aos departamentos de produção quase sempre serão custos (matéria-prima, mão-de-obra, etc); quanto aos departamentos de serviços, os gastos podem ser alocados como custo ou como despesa (mat. de expediente, manutenção, etc). Isso acontece porque os departamentos de serviços trabalham tanto para eles mesmos quanto para os departamentos de produção.

Como abordamos na postagem sobre sistema de custeio (passo 3), eu não farei a alocação dos custos às atividades, mas sim aos departamentos e depois aos produtos. Mesmo assim, a enumeração das principais atividades facilita o trabalho de relacionar cada custo/despesa ao seu departamento específico.

Por hora, é só. Nesta postagem você aprendeu a diferenciar gasto, custo e despesa. Aprendeu também como fazer a separação entre custos e despesas e como a departamentalização possui um papel importante nessa tarefa. O assunto do nosso próximo encontro é Classificação dos custos. Não deixe de acompanhar!

João N

<<Você está em: Custos e despesas [passo 4] >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário