6 de out. de 2010

Como calcular os custos de produção - Classificação dos Custos (Passo 5)

A análise do resultado operacional da empresa por meio de demonstrativos de resultados se dá pela compreensão dos custos de produção e como eles são classificados. Aqui nesta postagem [passo 5 de 10] eu mostrarei como os custos de produção são classificados. Você vai saber como diferenciar custos fixos e variáveis, diretos e indiretos, primários e secundários (...)

Existem várias formas de classificar os custos de produção e as mais conhecidas estão relacionadas ao volume de produção e à facilidade de apropriação desses custos aos objetos de custo (produtos, departamentos, etc.)

Custos fixos e variáveis


Quanto ao volume de produção os custos podem ser classificados em fixos e variáveis.

. CUSTOS VARIÁVEIS – são aqueles cujo valor varia na medida em que se altera a quantidade produzida, ou seja, eles acompanham o volume de produção. Os custos variáveis são diretamente proporcionais ao volume produzido.

CV = C unit x VP

Onde:
 CV = custo variável do material
 C unit = custo unitário do material
 VP = volume produzido

. CUSTOS FIXOS – ao contrário dos custos variáveis, os custos fixos não apresentam variação em função da quantidade produzida. Alguns fatores podem sim causar alterações nos valores dos custos fixos. Entre eles eu posso citar: expansão da empresa, surgimento de novas tecnologias, variação de preços e até mesmo o volume produzido.

A separação entre custos fixos e variáveis é de suma importância para se calcular a margem de contribuição e elaborar o DRE.

Custos diretos e indiretos


Quanto à facilidade de apropriação aos produtos, os custos podem ser classificados em diretos e indiretos.

. CUSTOS DIRETOS – são aqueles que podem ser alocados diretamente aos produtos. Os custos diretos possuem maior facilidade de absorção pelos produtos devido à sua relação direta com eles, não necessitando utilizar critérios de rateio na sua apropriação.

. CUSTOS INDIRETOS – são custos que são alocados indiretamente aos produtos. A apropriação dos custos indiretos apresenta maior grau de complexidade em relação aos diretos devido à forma subjetiva de como precisam ser alocados (por meio de bases de rateio).

A classificação dos custos em diretos ou indiretos está relacionada exclusivamente ao produto e não à produção ou aos departamentos/centros de custos.

Na figura abaixo está alguns exemplos de custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.


Todos os custos diretos são variáveis?
R - Não. Todo custo variável é direto mas nem todo custo direto é variável. Um exemplo é o custo com mão-de-obra direta (MOD).

Custos primários e secundários


Quanto à sua origem, os custos podem ser classificados em primários e secundários.

Os custos podem ser também divididos em primários e secundários. Este tipo de classificação é pouco utilizado.

Para que você tenha um melhor entendimento sobre o que são custos primários e secundários é interessante que você revise os conceitos sobre departamentos de produção e departamentos de serviços disponíveis na postagem sobre como fazer a separação entre custos e despesas.

. CUSTOS PRIMÁRIOS – os custos inerentes ao próprio departamento são os custos primários. Há, porém, alguns especialistas em contabilidade de custos que afirmam que somente os elementos matéria-prima e mão-de-obra direta correspondem ao custo primário. Eu prefiro a primeira definição.

. CUSTOS SECUNDÁRIOS – são aqueles custos que procedem de outros departamentos.

Na postagem sobre apropriação dos custos indiretos a gente vai falar mais sobre custos primários e secundários.

Você viu nesta postagem como são classificados os custos e como essa classificação é importante para o processo de gestão de custos. Nosso próximo passo é fazer na prática a apropriação dos custos diretos.

João N
Clique aqui para acompanhar o nosso blog
<<Você está em: Classificação dos custos [passo 5] >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário