19 de mai. de 2011

Como calcular os custos de produção - DRE (passo 8)


Este é o passo 8 de 10 o qual apresentaremos algumas dicas de como calcular os custos de produção em sua empresa. Usaremos como exemplo fictício um case industrial e a empresa escolhida será do ramo avícola. Nesta postagem mostraremos na prática como construir um demonstrativo de resultado do exercício (DRE), que vem resumir todos os cálculos de custos que fizemos até aqui. E não se esqueça de baixar a planilha!

Embora a elaboração do DRE seja uma obrigação legal para as empresas, ele pode e deve ser utilizado para fins gerenciais, pois, constitui-se importante ferramenta  de auxílio na tomada de decisões.

O DRE é a demonstração do resultado operacional da empresa em um determinado período; esse resultado pode ser positivo (lucro) ou negativo (prejuízo).


Principais elementos de uma DRE



Os principais elementos de um DRE são a Receita Bruta, Custos dos Produtos Vendidos, Resultado Operacional Bruto, Despesas Operacionais, Resultado do Exercício antes do Imposto, Impostos sobre Renda (IR e CSLL) e Resultado do Exercício depois do Imposto. Segue um resumo descritivo de cada um desses elementos.

Receita Bruta - representa o somatório das vendas (produtos e/ou serviços) antes da dedução dos (1) impostos sobre vendas (IPI, ICMS, ISS, PIS e COFINS) e (2) outras deduções (doações, devoluções, perdas, etc.).  [Receita Líquida = Receita Bruta – Deduções]

Custo dos Produtos Vendidosrepresenta os custos fixos e variáveis, diretos e indiretos.

Resultado Operacional Brutorepresenta o lucro/prejuízo bruto. [Receita Bruta – Custo dos Produtos Vendidos]

Despesas Operacionaistodos os gastos que não foram classificados como custos. Essas despesas são responsáveis pela manutenção das atividades operacionais (comprar, vender, receber, etc) da empresa. 

Resultado do Exercício antes do Impostorepresenta o lucro/prejuízo do período após a dedução das despesas operacionais.

Impostos sobre Rendasão aqueles que incidem diretamente no lucro da empresa – Imposto de Renda (IR) e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).

Resultado do Exercício depois do Impostorepresenta o lucro líquido da empresa no período em análise. [Resultado do Exercício antes do imposto – Impostos sobre Renda = Lucro Líquido]

Aprendendo na prática - case industrial (continuação)


A seguir (figura 1), está um exemplo de DRE – com análise horizontal por produto - cuja estrutura permite-nos analisar o resultado operacional por produto. O DRE pode ser também elaborado de forma a permitir uma análise horizontal por período (mês, ano, etc).


Os valores dos custos registrados na planilha DRE foram extraídos das planilhas que apresentamos em Como calcular os custos de produção - Custos diretos (Passo 6) e Como calcular os custos de produção - Custos Indiretos (Passo 7) . Na tabela abaixo (figura 2) podemos verificar como foi encontrado o valor das despesas. Realizamos uma espécie de filtro da planilha apresentada no passo 6 (Tabela de Gastos - fig. 2).

Pode-se optar por elaborar o DRE com maior nível de detalhamento por contas de custos (matéria-prima, embalagens, etc.) e despesas (aluguel, telefone, mat. de escritório, etc.), o que é mais comum, permitindo uma melhor análise vertical do resultado.




Observamos na planilha acima: Valor – total dos gastos; Impostos – total dos impostos incidentes sobre vendas e sobre renda; CD (Custos Diretos); CI (Custos Indiretos); e, por último, a coluna Despesas [Total Gastos  (Impostos + CD + CI) = Despesas].

As Despesas foram lançadas no DRE com a seguinte classificação: Despesas Administrativas (DA), Despesas Comerciais (DC) e Despesas Financeiras (DF).

A maioria dos softwares de gestão empresarial possui módulos capazes de fornecer dados com grande nível de detalhes e ainda permite montar seu próprio relatório de despesas de acordo a sua necessidade e conveniência.

O DRE é a fotografia da empresa em determinado período. Se interpretado de forma correta, certamente tornar-se-á um poderoso aliado na boa condução dos negócios da empresa.

João N

<<Você está em: DRE [passo 8] >>

4 comentários: