20 de set. de 2011

Microcrédito Produtivo Orientado (MPO): Incentivo para Pequenos Empreendedores


O Microcrédito Produtivo Orientado constitui-se uma boa oportunidade para os microempreendedores que desejam obter crédito para financiamento do seu capital de giro. O Programa Crescer, que é um programa de microcrédito lançado pelo governo Dilma, incentiva as atividades empreendedoras de pequeno porte. Veja a seguir, o que é, como funciona e quem pode participar.

O que é MPO – Microcrédito Produtivo Orientado?

Entende-se por microcrédito uma linha de empréstimo caracterizada por valores pequenos destinada a um público  específico – pessoas físicas e jurídicas que realizam alguma atividade produtiva considerada de pequeno porte.

O MPO é uma modalidade de crédito concedido a empreendedores formais ou informais que tenham auferido uma renda bruta de até 120 mil reais ao ano. Constitui-se um crédito com finalidade produtiva porque visa suprir as necessidades operacionais do negócio (capital de giro e financiamento de bens e serviços).

O MPO distingue-se das demais linhas de microcrédito por ser um crédito orientado; as instituições habilitadas devem oferecer treinamento especializado ao empreendedor sobre a aplicação dos recursos.

Características do MPO – Microcrédito Produtivo Orientado

Uma das principais características do MPO, como já foi salientado, é (ou deve ser) o atendimento personalizado feito por pessoas treinadas e aptas a orientar o tomador do empréstimo ao planejamento correto do negócio quanto à utilização do crédito.

Importante: a lei diz (Resolução Bacen 3422) que esse atendimento deve ser realizado no local onde executada a atividade econômica.

Garantias da operação:
Outra característica do MPO é a possibilidade de usar o aval solidário* constituído por, no mínimo, três participantes (nem todas instituições admitem esse tipo de garantia). Admite-se ainda alienação fiduciária do bem e fiança.

* “(...) consiste na reunião, em geral, de três a cinco pessoas com pequenos negócios e necessidades de crédito, que confiam umas nas outras para formar um Grupo Solidário, com o objetivo de assumir as responsabilidades pelos créditos de todo o grupo.” (www.bcb.gov.br1)

Objetivos do MPO:
Estimular o empreendedorismo; oferecer orientação administrativa ao tomador do empréstimo buscando melhor eficiência na utilização do crédito; ampliar o acesso ao crédito às populações de baixa renda; favorecer o aumento de emprego e renda; etc.

O Programa "Crescer"

O governo Dilma lançou em agosto de 2011 o Programa Crescer – Programa de Microcrédito Produtivo Orientado.

Veja abaixo o que mudou com o Programa Crescer.


Condições

Como era

Como ficou  (Crescer)
Juros até 4% am até 0,66% am
Valor máx. R$ 10.000,00 R$ 15.000,00
TAC 3% 1%
Prazo até 6 meses o mesmo

Quais instituições estão habilitadas a operar o programa de Microcrédito Produtivo Orientado?

Os principais são Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste. Este último possui um dos mais conhecidos programas de microcrédito produtivo orientado que é o Crediamigo.

(o que é acompanhar um blog?)


João N

Fontes de consulta:

1 BORONE, Francisco Marcelo; LIMA, Paulo Fernando; DANTAS, Valdi; REZENDE, Valéria. Introdução ao Microcrédito. Brasília: Conselho da Comunidade Solidária, 2002. 65 p. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/htms/public/microcredito/microcredito.pdf> Acesso em: 20 set. 2011. 
2 Banco Central do Brasil. Resolução 3.422.  30 nov. 2006. Disponível em: <https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?method=detalharNormativo&N=106386647> Acesso em: 20 set. 2011.

3 comentários:

  1. fui no banco da minha cidade e não consegui esse empréstimo será se e propaganda enganosa ou preguiça dos funcionários para atender os clientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preguiça do funcionário, eu já fiz essa modalidade de empréstimo

      Excluir
  2. Consegui contratar na CEF normalmente em Junho de 2016.

    ResponderExcluir