Esta
é a parte 2 de 7 a qual apresentaremos uma maneira prática de como realizar uma
conciliação bancária. Nesta postagem mostraremos algumas dicas para facilitar a
conciliação das vendas com cartão.
Na
última parte (7) trabalharemos com um exemplo prático envolvendo todos os
elementos abordados. Aproveite para fazer o download da planilha de conciliação bancária.
É importante que você leia a introdução de Como fazer uma conciliação bancária
A conciliação bancária das vendas em cartão envolve os lançamentos das vendas no Sistema e identificação dos créditos em contacorrente. Estaremos tratando também da antecipação de recebimentos das vendas a prazo efetuadas com cartão. Acompanhe os tópicos a seguir.
Lançamentos das vendas no Sistema
Após a realização
das vendas com cartão, deve-se efetuar o devido registro em Sistema. Esses lançamentos
demandam certo cuidado, pois algumas informações são essenciais e certamente
facilitarão uma conciliação bancária futura.
Dados que não podem faltar: data e valor da venda, número e
vencimento das parcelas, tipo de transação (débito, crédito, etc), taxa de
administração, nome da operadora do cartão, nome do cliente, banco, número da
contacorrente, valor líquido.
É importante que o
Sistema de sua empresa permita a integração dos módulos de Controle de Caixa / Bancos
e Conta a Receber. Se você realiza o controle financeiro por meio de planilhas
eletrônicas (Excel), há também algumas maneiras de fazer essa adaptação.
As
vendas com cartão devem ser lançadas em nome do cliente ou da operadora
(credenciadora de cartões)?
A figura abaixo nos
ajudará a solucionar essa questão.
Se o banco é o
responsável pela manutenção do limite de crédito do cliente, então a dívida
deste é com o banco e não com o estabelecimento comercial cuja transação foi
efetivada. Daí, podemos concluir que o
registro das vendas com cartão deve ser feito em nome da operadora.
A relação comercial
entre lojista e operadora não se resume apenas no fornecimento da maquineta
(POS), mas também na liquidação financeira dessas transações.
Identificação dos créditos de vendas com
cartão
Através de um
exemplo prático, vou tentar demonstrar como identificar os valores creditados
em contacorrente originários das vendas com cartão.
Por meio do extrato
fictício abaixo (figura 2) simularemos uma conciliação dos créditos –
identificação e registro de recebimentos.
Importante:
Os créditos das vendas com cartão são feitos pelo seu valor líquido. Além de deduzir o valor da comissão (taxa
administrativa), geralmente as operadoras também descontam das vendas o valor
do aluguel da maquineta.
Uma vez com o
extrato da contacorrente em mãos (figura 2), precisamos do relatório de contas
a receber para iniciarmos a identificação dos créditos. Veja a figura 3 abaixo.
A figura 3 acima
representa o relatório final do Sistema de Contas a Receber da empresa de
acordo um filtro definido, que no caso são os lançamentos com vencimento em fev/xx. Os dados que estão realçados
referem-se especificamente ao período o qual faremos a identificação dos
créditos: 02/02/xx.
Se somarmos todos os
valores líquidos das vendas com vencimento em 02/02/xx, veremos que o resultado
será exatamente o mesmo valor dos créditos de cartão (“Cred Cielo”) realizados no mesmo dia.
Esse relatório de
contas a receber é um modelo de planilha que contém apenas as informações
básicas para fins demonstrativos.
Observação:
- As taxas de administração (figura 3 - rodapé) para
as transações de débito e crédito são fictícias. É fundamental verificar
com a operadora de cartão o valor exato dessas taxas.
- A data de
vencimento das vendas a débito deve ser a do dia útil seguinte à data da venda, já que o
respectivo crédito em contacorrente não se dá nesta mesma data.
Então, para concluirmos
a conciliação deste dia, basta efetuarmos as devidas baixas no Sistema
específico. Veja como ficou (figura 4, abaixo).
Observe que o valor
registrado como recebido foi o valor bruto da venda. O valor da taxa de
administração dever ser lançado separadamente.
Quando não conseguir identificar algum dos valores creditados em contacorrente, solicite um relatório de vendas por data de vencimento à sua operadora de cartão e faça a verificação.
Conciliação das vendas cujos
recebimentos foram antecipados
Os lojistas dispõem
junto aos bancos e as operadoras de cartão de um produto financeiro –
Antecipação de Recebíveis de Cartões – cuja função é possibilitar a antecipação
dos recebimentos de vendas com cartões de crédito mediante (é claro) um custo
financeiro.
Uma
vez efetuada essa antecipação, como fazer a conciliação bancária?
Primeiro ponto: o registro desses
recebimentos deve ser feito no dia da antecipação dos créditos.
Exemplo:
Veja abaixo o resumo
mensal das contas a receber originadas das vendas com cartão.
Diante da sua
necessidade de capital de giro, suponhamos que você decida antecipar 2 mil reais dos 20 mil que tem disponível em sua Agenda Financeira.
- Valor creditado em conta corrente no dia
20/07/xx – R$ 2.000,00
- Taxa de juros de ACL (antecipação de crédito
ao lojista) – 2% am
1 – Solicite
ao banco ou à operadora de cartão que você contratou o serviço a relação das
vendas (com valores e vencimentos) que compõem o valor total da operação.
2 – Efetue o
registro dos recebimentos de acordo a relação das vendas que foram antecipadas. Realize a baixa dos títulos pelos seus valores brutos (sem dedução
de juros). Não se esqueça de lançar o valor dos juros para a devida conciliação
dos saldos.
Veja como ficou:
- Valor bruto das
vendas que foram antecipadas – R$ 2.200,00
- Valor total dos
juros pagos – R$ 200,00
Volto a repetir que
esses créditos, uma vez antecipados, não mais transitarão pela conta corrente,
porém, a maior parte dos bancos disponibiliza ferramentas on line para acompanhamento dos créditos repassados pelas
operadoras de cartões.
Cliqueaqui para fazer o download da planilha deConciliação Bancária |
Fontes de consulta:
1 Wikipedia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cart%C3%A3o_de_cr%C3%A9dito> |
<< Você está na parte 2 >>
Você não tem isso em um arquivo do excel?
ResponderExcluirseria muito útil.
Oi Alaide, e obrigado pelo comentário.
ExcluirEm breve estarei disponibilizando a planilha em excel.
Planilha já disponível>
ExcluirOi João, procurei a planilha de conciliação bancária porém não encontrei poderia disponibilizar o link? obrigado
ExcluirOi Eduardo,
ExcluirAcesse a página Download (menu no cabeçalho do blog) para baixar a planilha ou acesse pelo link http://nfinancas.blogspot.com/p/dowloads_14.html#conciliacao_bancaria%22%20target=%22_blank%22%3EClique+aqui+para+baixar+a+planilha+Concilia%E7%E3o+Banc%E1ria
já tens essa planilha em excel
ResponderExcluirjá tem a planilha João?
ResponderExcluirPlanilha já disponível.
ExcluirBoa tarde João, onde encontro a planilha?
ResponderExcluirGrato.
Edvaldo.
Oi Edvaldo,
ExcluirAcesse a página Download (menu no cabeçalho do blog) para baixar a planilha ou acesse pelo link disponível no final desta postagem.
Oi João, baita material para estudo e aprendizado. Mesmo depois de dois anos publicados continua e continuará ajudando muita gente. Obrigado,
ResponderExcluirBom, vou Continuar a leitura....
Abs, Carlos
Carlos, obrigado pelo feedback. Fico feliz que o material está sendo útil pra vc.
ExcluirGrande abraço, João N
Parabéns Joao! Ótimo material. Você não tem ideia de como me ajudou. Valeu mesmo cara!!!
ResponderExcluirBoa Tarde João! antecipadamente agradeço o material! gostaria de uma ajuda quanto ao tratamento no lançamento das vendas efetuadas com cartão de crédito parceladas pelo estabelecimento. Na sua planilha por exemplo como é o fluxo de preenchimento? a data de venda é a primeira coluna, por isso acredito que ela norteia as demais, como por ex a data de recebimento está com algum tipo de fórmula com a data de venda E2 = A2+31? como lança parcelas 2/3, 3/3 por ex?
ResponderExcluirgrande abraço!
eu não consigo baixar essa planilha que tem no seu exemplo, você tem ela disponivel?
ResponderExcluirSo consigo baixar conciliação bancaria...
Olá,
ExcluirNa verdade, as planilhas da postagem não disponibilizei para download. Qual delas você precisa? Posso verificar se ainda tenho o modelo.